Acabou o armazenamento do Google, o que eu faço?

Se você utiliza a conta Google para seus e-mails (no caso Gmail), para fazer backup das fotos, ou backup do aparelho de telefone android, ou somente para backup das suas conversas do WhatsApp, em algum momento vai se deparar com uma imagem igual a esta:


Isso significa que sem espaço, acabou o armazenamento, o Gmail (e-mail) não vai funcionar e não poderá mais fazer backup na nuvem. Qual impacto disso?
Depende. Entendo que cada um tem suas necessidades e o “estrago” será diferente em cada caso. No meu caso seria péssimo não poder receber e enviar e-mails de uma conta tão antiga, sem falar que este e-mail da foto é a conta que uso em diversos cadastros. Também seria ruim não ter as fotos salvas automaticamente e perder as conversas de WhatsApp em uma eventual troca de celular.

Existe solução?

Existem várias soluções possíveis e nenhuma delas é truque, detalhe escondido, ou macete. A escolha da melhor solução depende de cada caso. A mais simples seria comprar o serviço de armazenamento Google. E quando o espaço do Google enchesse de novo, comprar mais e por ai vai.

Uma outra solução seria baixar para seu computador TUDO que está no Google, ou seja, todos os seus dados. Guarde-os em um lugar seguro como um pendrive, hd externo. Após guardá-los, apague os dados da conta liberando espaço. E assim sucessivamente quando encher de novo. Nessa escolha, sugiro usar um computador (Desktop ou notebook), ainda que não seja obrigatório. O passo a passo está aqui.

Existe uma outra solução mais radical que é simplesmente fazer outra conta Google e abrir mão de todos os seus dados, utilizando a nova conta para os serviços de Gmail e backup.

Como escolher a melhor solução?

A melhor solução será aquela que leve em conta suas necessidades e recursos, personalizando as ações e combinando as soluções possíveis. No meu caso, a primeira coisa que fiz foi identificar COMO eu estava utilizando o espaço gratuito de 15 GB:

Depois de identificado O QUÊ mais ocupava espaço, pude escolher QUAL deles eram, de fato, importantes para mim.
Dentre os meus RECURSOS (PORQUE não tenho dinheiro) não estava a opção de pagar pelo serviço, mas sim de (ONDE) armazenar em um local seguro as fotos. Portanto fiz o passo a passo para salvar meus dados, escolhendo SOMENTE as fotos. E somente depois das fotos salvas, as apaguei do Google.

Até aqui eu já consigo liberar 11,24 GB de espaço e não ter mais o (chato) informe de uso de espaço, mas para mim ainda não era suficiente, ainda que todos os recursos já operassem normalmente.
Para liberar ainda mais espaço do Google, me utilizei de um cliente de e-mail (Thunderbird) instalado no computador, para apagar todos os e-mails que não faziam mais sentido. O detalhe que é possível fazer isso diretamente no Gmail, porém em um cliente de e-mail existem muito mais recursos, inclusive armazenar as mensagens de e-mail no próprio computador para liberar espaço no Google.


No caso do Google Drive é possível sincronizá-lo com qualquer dispositivo (com espaço livre) como celulares e computadores. Após sincronizados, basta arrastar os arquivos de dentro do Google Drive para o dispositivo e em seguida, apagar os dados do Google Drive.
Por último e não menos importante, está a categoria OUTROS. É exatamente nela que fica o BACKUP das conversas do WhatsApp. O que fiz foi apagá-lo e imediatamente em meu celular refiz o backup.

E se não der certo?

O que descrevi acima foi uma forma lógica de gerenciar o armazenamento do Google e não um passo a passo de como implementar uma limpeza. Tanto a escolha da melhor opção, como a sua execução, dependerão de alguns fatores como o tipo de computador, a velocidade de conexão, a familiaridade com os termos e principalmente o tempo de dedicação.
Especificamente no caso acima os serviços ainda estavam ativos. Em alguns casos, para a realização da limpeza será necessário comprar o serviço de armazenamento por pelo menos 01 mês para poder executá-la.
De qualquer forma, o “dar certo” dependerá da situação que você se encontra (diante do armazenamento google) e do que é necessário manter.
Espero te ajudado, até uma próxima!

One Reply to “Acabou o armazenamento do Google, o que eu faço?”