Aonde a Vovó está? olha no Google Maps!

Resolvi repetir essa dica pois ela tem sido muito útil no meu dia a dia, e basicamente é o compartilhamento da localização pelo celular. Não precisa ser usado somente com o vovô e com a vovó, existem inúmeras situações onde essa simples configuração do Google Maps pode ser útil.

Se considerarmos que hoje o uso de smartphone está bem difundido, e no Brasil a maioria deles é android, o compartilhamento pelo Google Maps é uma forma simples e gratuita de evitar dores de cabeça e talvez até salvar vidas.

Para quem usa Iphone também é gratuito, mas será necessário baixar o Google Maps e ter uma Conta Google. Posto isso, o processo é idêntico, rápido e basta ser feita uma única vez a configuração.

Para além do compartilhamento da localização, é possível criar alertas para endereços marcados. Por exemplo, receber uma notificação cada vez que a Vovó sai ou chega em casa, na fisioterapia, no curso de informática, etc.

Utilizei aqui o exemplo da Vovó como um personagem que demanda um acompanhamento, mas não existe nenhuma restrição ao fazer o compartilhamento pelo Google Maps, desde que consentido pelo usuário do telefone, essa configuração pode ser feita por qualquer pessoa que deseja ser localizada. Pode ser muito útil, por exemplo, para pequenas empresas que fazem entregas ou atendimentos externos.

A configuração é bem simples e dispensa um passo a passo, mas se ainda assim precisar de ajuda, sugiro esses dois links:
Como ativar a localização e rastrear celular pelo Google Maps
Como compartilhar sua localização no Android com amigos e familiares

Essa e outras configurações relacionadas ao Google Maps podem e DEVEM ser acessadas diretamente no setor de AJUDA DO GOOGLE MAPS, a fonte mais confiável e de onde tirei as informações para esta postagem.